quarta-feira, 2 de abril de 2014

5ª geração: circuitos integrados (1990 - até actualidade)

a quinta geração
  • circuitos de muito maior escala (VLSI - very large scale integration)
  • num só chip são integrados mais de 10 mil componentes
  • sistemas operativos Windows e Linux
VLSI


Linux (já falei sobre o windows na quarta geração)

O linux é um sistema operacional desenvolvido por um programador finlandês chamado  Linus Torvalds, o linux  foi inspirado no minix.


terça-feira, 1 de abril de 2014

4ª geração: circuitos integrados (1980-1990

a quarta geraçao
  • circuito de larga escala (LSI - large scale integration)incorporação no mesmo chip de centenas de componentes
  • 1975 - Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen
  • 1976 - Apple I
  • 1981- IBM PC, o primeiro computador pessoal
  • 1981 - MS-DOS
  • 1985 - Windows
LSI
  • Mil transistores por chip.

Microsoft

 Em 1974 uma empresa lançou o "altair",só que o computador precisava de uma linguagem, então Bill Gates e Paul Allen fecharam negócios com a empresa e desenvolveram uma linguagem para esse computador : o Sistema Operacional BASIC,em 1975 fundaram a Microsof.


Apple I

Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o apple I na garagem da casa,um computador com monitor que despontou no mercado,com o sucesso do modelo, fundaram uma empresa para aprimorar o microcomputador,então em 1977,surgiu a empresa Apple Computer e a Intel investiu 250 mil dólares em uma empresa de garagem.


IBM PC

foi lançado em 12 de agosto de 1981 depois de um ano de desenvolvimento com apenas 12 desenvolvedores dirigidos por Don Estridge. Para acelerar o desenvolvimento e ficar mais barato decidiram usar componentes-padrão, que eram encontrados com facilidade no mercado. O processador utilizado foi o Intel 8088 por ser mais barato que o Intel 8086


MS-DOS

Paul Allen compra os direitos de um sistema operacional quase pronto por 50 mil dólares, fizeram algumas alterações e chamaram de MS-DOS. O vendedor pensa que saiu ganhando mas foi isso que fez hoje Bill Gates o homem mais rico do mundo.


Windows

Lançado em 20 de novembro de 1985, Windows é um conjunto de sistemas operacionais da Microsoft, o mais utilizado e famoso do mundo.

 

segunda-feira, 31 de março de 2014

3ª geração: circuitos integrados (1965-1980):

a terceira geração
  • transístores, resistores, diodos e outros componentes electrónicos sobre um único chip
  • IBM 360
  • PDP-8
  • INTEL 4004 (primeiro microprocessador)
chip

Transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip.

IBM 360

Foi lançada pela IBM em 7 de abril de 1964,o arquiteto do S/360 foi Gene Amdahl.


PDP-8

  • máquina de 12 bits;
  •  produzida pela Digital Equipment Corporation (DEC);
  • conhecido informalmente como "Straight-8";
  • era do tamanho de um frigobar;
  • sucesso comercial na década de 1960;
Ficheiro:PDP-8.jpg

INTEL 4004


Intel 4004 é uma microprocessador de 4-bits, fabricado pela intel corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.

sábado, 29 de março de 2014

2ª geração: uso do transístor (1955-1965):

a segunda geraçao
  • 1948 - invenção do transístor pela Bell Laboratories
  • as válvulas foram substituídas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos
  • 1954 - IBM 1401
  • 1955 - TRADIC
1948 - transistor

O transistor é o componente mais importante de todos os componentes eletronicos, foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por John Bardeen e Walter Houser Brattain em 1947 . Seu principal uso é como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, mas também são usados como retificadores elétricos em um circuito podendo ter variadas funções.


1954 - IBM 1401

Quando os computadores começaram a se popularizar no Brasil, na década de 1960, uma das máquinas mais comuns entre nós era o IBM 1401, nos Estados Unidos dois mil 1401 rodavam em 1961, representando 25% dos computadores instalados naquele país. Em 1961, a IBM começou a montar os 1401 em sua fábrica de Benfica, no Rio de Janeiro.
O 1401 foi lançado no final de 1959 – cerca de dezesseis mil foram fabricados  até 1971, quando foi substituido pela linha /360. Foram encomendadas 5.200 máquinas nas primeiras cinco semanas que se seguiram ao lançamento; o prazo de entrega era bastante longo. 
Segundo a IBM, a máquina destinava-se a empresas de pequeno porte (para os padrões americanos da época), que até então utilizavam tabuladoras e outros equipamentos que processavam cartões perfurados; nas grandes corporações, seria utilizado no apoio a sistemas de maior porte, os IBM da série 7000.
Naquela época, a IBM adotava a política de não vender computadores, quase sempre os alugava; o custo do aluguel da menor configuração disponível   estava ao redor de US$ 2.500 (em valores da época; atualmente cerca de US$ 18 mil), incluido o software básico (sistema operacional, utilitários etc.).
 
 
Programa em Autocoder para ler um conjunto (deck) de cartões e imprimir seu conteúdo
  
As linguagens de programação mais utilizadas pelos 1401 eram o Autocoder (espécie de Assembler), o FORTRAN, o COBOL e o RPG  (Report Program Generator), uma linguagem que se destinava basicamente a gerar relatórios impressos. Programas escritos para o 1401 continuaram rodando nas novas linhas IBM com o auxílio de programas emuladores.
 
1401: uma configuração típica
 
Memórias de diversos tamanhos podiam equipar o 1401, desde de 1,4 até 16K, apesar de algumas máquinas, utilizadas para fins militares e de pesquisa, terem tidos suas memórias expandidas até 32K.  Era totalmente transistorizado, o que o caracterizava como um computador de 2ª geração. Sua configuração típica tinha leitoras e perfuradoras de cartões (de 80 colunas) e fitas magnéticas, os principais meios para se armazenar dados; seus discos eram de pequena capacidade, e serviam praticamente apenas para armazenar o software de base (não existiam nas primeiras versões) – era comum que programas a serem executados fossem armazenados em cartões, que eram carregados na leitora/perfuradora imediatamente antes dos cartões de dados; havia também, nos modelos maiores, uma console que facilitava a comunicação operador/computador; comandos eram digitados e a máquina imprimia avisos gerados pelo sistema.
1955 - TRADIC

A substituição dos tubos de vácuo por transistores tornaria possível se ter computadores de menores dimensões e maior confiança. Inventado em 1948 pela Bell Laboratories, levou-se alguns anos de desenvolvimento para que o transistor se tornasse compatível para uso em computadores. Apenas em 1954, a Bell Labs construiu o primeiro computador transistorado, o TRADIC (Transistor Digital Computer). Utilizando 700 transistores e 10.000 diodos de germânio, o TRADIC foi construído em atenção a um pedido da força aérea norte-americana que havia se interessado no pequeno peso de tal computador para utilização como sistema embarcado. O TRADIC também possibilitou validar a durabilidade desse novo conceito de computador ao ter apenas 17 componentes queimados ao longo de 2 anos de operação continua.
 

quarta-feira, 26 de março de 2014

1ª geração: tecnologia de válvulas (1940-1955):

O problema da segunda geração era a pouca confiabilidade,os dispositivos de entrada e saída eram cartões perfurados,era muito lento,consumia muita energia e necessitava de ar condicionado para dissipar o calor mas porem era muito caro.

A primeira geraçao
  • 1943 - Mark I
  • 1945 - ENIAC
  • 1949 - EDVAC
  • 1951 - UNIVAC I
  • 1954 - IBM 650
1943 - mark I

Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Americana, o Mark I era totalmente eletromecânico: ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. O barulho do computador em funcionamento, segundo relatos da época, se assemelhava a varias pessoas tricotando dentro de uma sala. Mark I tinha 750.000 partes unidas por aproximadamente 80 km de fios. Ele foi o primeiro computador totalmente automático.


1945 - ENIAC

A segunda Grande Guerra estava no seu auge e a demanda por computadores cada vez mais rápidas vinha crescendo. Os britânicos criavam a menos famosa Colossus para decifrar os códigos nazistas e os americanos apresentavam o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O modelo utilizava válvulas eletrônicas e os números eram manipulados na forma decimal. Apesar da alta velocidade para a época, era extremamente difícil mudar as instruções contidas dentro do computador, já que a programação era feita por meio de válvulas e fios que eram trocados de posição de acordo com o que se desejava. Como utilizava o sistema decimal era muito lento .


Curiosidades:  Eniac Eletronic Numerical Integrator Analyzer and Computer Válvulas: 17.468 Relês: 1.500 Peso: 30 toneladas Tamanho: sala 9 x 30 metros Consumo de energia: 200 kilowatts (um PC consome hoje cerca de 100 watts) Custo: US $10 milhões. Para programar o ENIAC era necessário ajustar 6000 chaves e conectar um número imenso de cabos.

1949 - EDVAC

O EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer), apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época. As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo. Esse dispositivo era um tubo contendo vários cristais que refletiam pulsos eletrônicos para frente e para trás muito lentamente. Um outro grande avanço do EDVAC foi o abandono do modelo decimal e a utilização dos códigos binários, reduzindo drasticamente o número de válvulas. Seus criadores, Mauchly e Eckert, começaram a trabalhar neste modelo logo após o lançamento do ENIAC.


1951 - UNIVAC

Baseado na revolucionária teoria de Von Neumann (pensada por ele a partir do funcionamento do EDVAC), o UNIVAC I (Universal Automatic Computer) era bem menor que seus predecessores. Tinha "apenas" vinte metros quadrados e um massa de cerca de cinco toneladas.O computador recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados. Foram construídas nos anos seguintes máquinas muito semelhantes, como o MANIAC-I (Mathematical Analyser Numerator, Integrator and Computer), MANIAC-II e o UNICAC-II. Foram produzidas quinze unidades do UNIVAC I e ele foi o primeiro computador comercial da história.


1954 - IBM 650


O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos na epoca) - o que foi considerado um exagero. Apesar do pessimismo, em 1958, duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo. O IBM 650 era capaz de fazer em um segundo 1.300 somas e 100 multiplicações de números de dez dígitos.