a segunda geraçao
- 1948 - invenção do transístor pela Bell Laboratories
- as válvulas foram substituídas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos
- 1954 - IBM 1401
- 1955 - TRADIC
1948 - transistor
O transistor é o componente mais importante de todos os componentes eletronicos, foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por John Bardeen e Walter Houser Brattain em 1947 . Seu principal uso é como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, mas também são usados como retificadores elétricos em um circuito podendo ter variadas funções.
1954 - IBM 1401
Quando os computadores começaram a se popularizar no Brasil, na década de 1960, uma das máquinas mais comuns entre nós era o IBM 1401, nos Estados Unidos dois mil 1401 rodavam em 1961, representando 25% dos computadores instalados naquele país. Em 1961, a IBM começou a montar os 1401 em sua fábrica de Benfica, no Rio de Janeiro.
O 1401 foi lançado no final de 1959 – cerca de dezesseis mil foram fabricados até 1971, quando foi substituido pela linha /360. Foram encomendadas 5.200 máquinas nas primeiras cinco semanas que se seguiram ao lançamento; o prazo de entrega era bastante longo.
Segundo a IBM, a máquina destinava-se a empresas de pequeno porte (para os padrões americanos da época), que até então utilizavam tabuladoras e outros equipamentos que processavam cartões perfurados; nas grandes corporações, seria utilizado no apoio a sistemas de maior porte, os IBM da série 7000.
Naquela época, a IBM adotava a política de não vender computadores, quase sempre os alugava; o custo do aluguel da menor configuração disponível estava ao redor de US$ 2.500 (em valores da época; atualmente cerca de US$ 18 mil), incluido o software básico (sistema operacional, utilitários etc.).
![]() |
Programa em Autocoder para ler um conjunto (deck) de cartões e imprimir seu conteúdo
|
As linguagens de programação mais utilizadas pelos 1401 eram o Autocoder (espécie de Assembler), o FORTRAN, o COBOL e o RPG (Report Program Generator), uma linguagem que se destinava basicamente a gerar relatórios impressos. Programas escritos para o 1401 continuaram rodando nas novas linhas IBM com o auxílio de programas emuladores.
![]() |
1401: uma configuração típica |
Memórias de diversos tamanhos podiam equipar o 1401, desde de 1,4 até 16K, apesar de algumas máquinas, utilizadas para fins militares e de pesquisa, terem tidos suas memórias expandidas até 32K. Era totalmente transistorizado, o que o caracterizava como um computador de 2ª geração. Sua configuração típica tinha leitoras e perfuradoras de cartões (de 80 colunas) e fitas magnéticas, os principais meios para se armazenar dados; seus discos eram de pequena capacidade, e serviam praticamente apenas para armazenar o software de base (não existiam nas primeiras versões) – era comum que programas a serem executados fossem armazenados em cartões, que eram carregados na leitora/perfuradora imediatamente antes dos cartões de dados; havia também, nos modelos maiores, uma console que facilitava a comunicação operador/computador; comandos eram digitados e a máquina imprimia avisos gerados pelo sistema.
1955 - TRADIC
A substituição dos tubos de vácuo por transistores tornaria possível se ter computadores de menores dimensões e maior confiança. Inventado em 1948 pela Bell Laboratories, levou-se alguns anos de desenvolvimento para que o transistor se tornasse compatível para uso em computadores. Apenas em 1954, a Bell Labs construiu o primeiro computador transistorado, o TRADIC (Transistor Digital Computer). Utilizando 700 transistores e 10.000 diodos de germânio, o TRADIC foi construído em atenção a um pedido da força aérea norte-americana que havia se interessado no pequeno peso de tal computador para utilização como sistema embarcado. O TRADIC também possibilitou validar a durabilidade desse novo conceito de computador ao ter apenas 17 componentes queimados ao longo de 2 anos de operação continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário