segunda-feira, 31 de março de 2014

3ª geração: circuitos integrados (1965-1980):

a terceira geração
  • transístores, resistores, diodos e outros componentes electrónicos sobre um único chip
  • IBM 360
  • PDP-8
  • INTEL 4004 (primeiro microprocessador)
chip

Transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip.

IBM 360

Foi lançada pela IBM em 7 de abril de 1964,o arquiteto do S/360 foi Gene Amdahl.


PDP-8

  • máquina de 12 bits;
  •  produzida pela Digital Equipment Corporation (DEC);
  • conhecido informalmente como "Straight-8";
  • era do tamanho de um frigobar;
  • sucesso comercial na década de 1960;
Ficheiro:PDP-8.jpg

INTEL 4004


Intel 4004 é uma microprocessador de 4-bits, fabricado pela intel corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.

sábado, 29 de março de 2014

2ª geração: uso do transístor (1955-1965):

a segunda geraçao
  • 1948 - invenção do transístor pela Bell Laboratories
  • as válvulas foram substituídas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos
  • 1954 - IBM 1401
  • 1955 - TRADIC
1948 - transistor

O transistor é o componente mais importante de todos os componentes eletronicos, foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por John Bardeen e Walter Houser Brattain em 1947 . Seu principal uso é como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, mas também são usados como retificadores elétricos em um circuito podendo ter variadas funções.


1954 - IBM 1401

Quando os computadores começaram a se popularizar no Brasil, na década de 1960, uma das máquinas mais comuns entre nós era o IBM 1401, nos Estados Unidos dois mil 1401 rodavam em 1961, representando 25% dos computadores instalados naquele país. Em 1961, a IBM começou a montar os 1401 em sua fábrica de Benfica, no Rio de Janeiro.
O 1401 foi lançado no final de 1959 – cerca de dezesseis mil foram fabricados  até 1971, quando foi substituido pela linha /360. Foram encomendadas 5.200 máquinas nas primeiras cinco semanas que se seguiram ao lançamento; o prazo de entrega era bastante longo. 
Segundo a IBM, a máquina destinava-se a empresas de pequeno porte (para os padrões americanos da época), que até então utilizavam tabuladoras e outros equipamentos que processavam cartões perfurados; nas grandes corporações, seria utilizado no apoio a sistemas de maior porte, os IBM da série 7000.
Naquela época, a IBM adotava a política de não vender computadores, quase sempre os alugava; o custo do aluguel da menor configuração disponível   estava ao redor de US$ 2.500 (em valores da época; atualmente cerca de US$ 18 mil), incluido o software básico (sistema operacional, utilitários etc.).
 
 
Programa em Autocoder para ler um conjunto (deck) de cartões e imprimir seu conteúdo
  
As linguagens de programação mais utilizadas pelos 1401 eram o Autocoder (espécie de Assembler), o FORTRAN, o COBOL e o RPG  (Report Program Generator), uma linguagem que se destinava basicamente a gerar relatórios impressos. Programas escritos para o 1401 continuaram rodando nas novas linhas IBM com o auxílio de programas emuladores.
 
1401: uma configuração típica
 
Memórias de diversos tamanhos podiam equipar o 1401, desde de 1,4 até 16K, apesar de algumas máquinas, utilizadas para fins militares e de pesquisa, terem tidos suas memórias expandidas até 32K.  Era totalmente transistorizado, o que o caracterizava como um computador de 2ª geração. Sua configuração típica tinha leitoras e perfuradoras de cartões (de 80 colunas) e fitas magnéticas, os principais meios para se armazenar dados; seus discos eram de pequena capacidade, e serviam praticamente apenas para armazenar o software de base (não existiam nas primeiras versões) – era comum que programas a serem executados fossem armazenados em cartões, que eram carregados na leitora/perfuradora imediatamente antes dos cartões de dados; havia também, nos modelos maiores, uma console que facilitava a comunicação operador/computador; comandos eram digitados e a máquina imprimia avisos gerados pelo sistema.
1955 - TRADIC

A substituição dos tubos de vácuo por transistores tornaria possível se ter computadores de menores dimensões e maior confiança. Inventado em 1948 pela Bell Laboratories, levou-se alguns anos de desenvolvimento para que o transistor se tornasse compatível para uso em computadores. Apenas em 1954, a Bell Labs construiu o primeiro computador transistorado, o TRADIC (Transistor Digital Computer). Utilizando 700 transistores e 10.000 diodos de germânio, o TRADIC foi construído em atenção a um pedido da força aérea norte-americana que havia se interessado no pequeno peso de tal computador para utilização como sistema embarcado. O TRADIC também possibilitou validar a durabilidade desse novo conceito de computador ao ter apenas 17 componentes queimados ao longo de 2 anos de operação continua.
 

quarta-feira, 26 de março de 2014

1ª geração: tecnologia de válvulas (1940-1955):

O problema da segunda geração era a pouca confiabilidade,os dispositivos de entrada e saída eram cartões perfurados,era muito lento,consumia muita energia e necessitava de ar condicionado para dissipar o calor mas porem era muito caro.

A primeira geraçao
  • 1943 - Mark I
  • 1945 - ENIAC
  • 1949 - EDVAC
  • 1951 - UNIVAC I
  • 1954 - IBM 650
1943 - mark I

Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Americana, o Mark I era totalmente eletromecânico: ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. O barulho do computador em funcionamento, segundo relatos da época, se assemelhava a varias pessoas tricotando dentro de uma sala. Mark I tinha 750.000 partes unidas por aproximadamente 80 km de fios. Ele foi o primeiro computador totalmente automático.


1945 - ENIAC

A segunda Grande Guerra estava no seu auge e a demanda por computadores cada vez mais rápidas vinha crescendo. Os britânicos criavam a menos famosa Colossus para decifrar os códigos nazistas e os americanos apresentavam o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O modelo utilizava válvulas eletrônicas e os números eram manipulados na forma decimal. Apesar da alta velocidade para a época, era extremamente difícil mudar as instruções contidas dentro do computador, já que a programação era feita por meio de válvulas e fios que eram trocados de posição de acordo com o que se desejava. Como utilizava o sistema decimal era muito lento .


Curiosidades:  Eniac Eletronic Numerical Integrator Analyzer and Computer Válvulas: 17.468 Relês: 1.500 Peso: 30 toneladas Tamanho: sala 9 x 30 metros Consumo de energia: 200 kilowatts (um PC consome hoje cerca de 100 watts) Custo: US $10 milhões. Para programar o ENIAC era necessário ajustar 6000 chaves e conectar um número imenso de cabos.

1949 - EDVAC

O EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer), apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época. As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo. Esse dispositivo era um tubo contendo vários cristais que refletiam pulsos eletrônicos para frente e para trás muito lentamente. Um outro grande avanço do EDVAC foi o abandono do modelo decimal e a utilização dos códigos binários, reduzindo drasticamente o número de válvulas. Seus criadores, Mauchly e Eckert, começaram a trabalhar neste modelo logo após o lançamento do ENIAC.


1951 - UNIVAC

Baseado na revolucionária teoria de Von Neumann (pensada por ele a partir do funcionamento do EDVAC), o UNIVAC I (Universal Automatic Computer) era bem menor que seus predecessores. Tinha "apenas" vinte metros quadrados e um massa de cerca de cinco toneladas.O computador recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados. Foram construídas nos anos seguintes máquinas muito semelhantes, como o MANIAC-I (Mathematical Analyser Numerator, Integrator and Computer), MANIAC-II e o UNICAC-II. Foram produzidas quinze unidades do UNIVAC I e ele foi o primeiro computador comercial da história.


1954 - IBM 650


O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos na epoca) - o que foi considerado um exagero. Apesar do pessimismo, em 1958, duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo. O IBM 650 era capaz de fazer em um segundo 1.300 somas e 100 multiplicações de números de dez dígitos.